Para ser interativo não precisa ser digital

outubro 23, 2009 at 12:47 pm Deixe um comentário

Eu sei que com esse post eu vou contra o discurso de muitas pessoas, mas é o que eu acredito. Eu sempre bati nessa tecla. Apesar de trabalhar em uma agência com foco nos meios digitais eu acredito que a internet não é tudo isso que falam. O discurso é de que ela mudou o mundo e todos os créditos ficam ela. Mas eu lembro que no inicio do livro que expõe a teoria do Long Tail o autor coloca que toda a infraestrutura já estava lá. Já havia portos funcionando a todo vapor, empresas trocando informações através de fax, pessoas se comunicando de diversos modos. Ou seja, a internet não criou tudo isso, já estava tudo lá, a tecnologia foi apenas a faísca que precisávamos para acelerar a evolução, mas não foi que ela que criou o mundo como nós conhecemos.

Do mesmo modo que não é justo afirmar que a internet criou o mundo como nós o conhecemos, também não podemos dizer que ela é detentora da interatividade. Jensen, no livro Interactivity: Tracing a new concept in media and communication studie, define interatividade como: “a relação entre duas ou mais pessoas que, em determinada situação, adaptam seus comportamentos e ações uns aos outros”. Essa definição é do ponto de vista sociológico, mas creio que pode ser lida como “a relação entre duas ou mais emissores/receptores  que, em determinada situação, adaptam seus comportamentos e ações uns aos outros”. Viram que não há nada falando digital. É claro que devemos fazer um contraponto, é óbvio que a mídia digital tem um forte caráter interativo comparado a outros meios de comunicação. O que eu defendo aqui é que ela não é detentora exclusiva dessa característica.

Vou exemplificar o que eu quero dizer. Uma operadora chamada Aircel na Índia colocou um outdoor em Mumbai com um bote inflável preso a ele. No outdoor uma mensagem dizia em caso de emergência corte a corda (que soltava o bote). Ele foi colocado em um local onde ocorrem muitas enchentes e abaixo dizia “Navegue através de nosso network”. Você pode achar a idéia batida ou um pouco clichê. Mas o cenário muda quando ocorre uma enchente e as pessoas da rua pegam o bote e saem navegando pela cidade com ele! Vejam algumas imagens:

https://i2.wp.com/www.aircel.com/Mumbai_sails_through_aircel/images/1.jpg

https://i0.wp.com/www.aircel.com/Mumbai_sails_through_aircel/images/3.jpg

https://i2.wp.com/www.aircel.com/Mumbai_sails_through_aircel/images/6.jpg

https://i0.wp.com/www.trendhunter.com/images/phpthumbnails/50185_8_468.jpeg

https://i0.wp.com/www.aircel.com/Mumbai_sails_through_aircel/images/12.jpg

Isso que é publicitário eim! Olharam os problemas da mudança climática e traduziram em uma oportunidade!

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Cross Media é muito mais legal!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias


%d blogueiros gostam disto: