Qual a mídia do futuro? Todas

agosto 20, 2009 at 2:43 pm Deixe um comentário

http://interacc.typepad.com/.a/6a01053596fb28970c0115714051d9970c-350wiSe você em algum momento já trabalhou com publicidade em meios digitais com certeza ouviu falar de métricas (timespent, return rate, pageviews etc). Mas como funciona as métricas dos meios offline? Será que faz sentido olharmos cada um separado em um mundo que está cada vez mais cross media? Em uma entrevista feita pela Digital Age o presidente da comScore, Gian Fulgoni, empresa norte-americana de análise de dados sobre internet, colocou em questão o modo como as empresas olham essas métricas. Dizendo que muitas vezes o impacto delas não é direto, e sim o que está por trás dessas métricas.

Vejam um trechos da entrevista abaixo

Para medir o verdadeiro ROI em uma campanha de marketing online é necessário olhar além dos efeitos
https://i1.wp.com/m.mediapost.com/publications/13/Fulgoni-0803b.jpgimediatos e medir o impacto latente (as mudanças no comportamento do consumidor causadas pela exposição da publicidade com o tempo, como resultado do acúmulo da exposição de um anúncio). Além disso é preciso verificar as mudanças de comportamento que a publicidade causa no ambiente offline (em uma loja do varejo, por exemplo).

Esse ponto eu acho muito importante, a convergência de mídias  e o consumo crescente de diversas mídias ao mesmo tempo demanda uma análise de métrica Cross também. Não adianta mais colocar um anúncio na TV e um banner na internet e utilizar apenas uma métrica para medir a efetividade. E muitas vezes o efeito ocorre a longo prazo, visto que a comunicação muitas vezes é para promover a marca e não um produto/serviço.

Aaker em seu livro “Brand Equity” demonstra um dado que reflete isso, na indústria automobilística uma comunicação para aumentar a percepção de qualidade demora em torno de 5 anos para realmente surtir efeito nas vendas. Mas se o anunciante conseguir chegar nesse estágio a barreira de mudança para a marca concorrente será muito maior do que uma comunidação promocional. Há uma empresa que trabalha com mensuração de cross media chamada Dynamic Logic, vale a pena dar uma olhada. Peguei um case deles onde fizeram um estudo sobre a efetividade do Cross Media. Uma marca de TV chamada Olevia fez uma campanha Cross utilizando diversos meios da ESPN. Foram utilizados TV, Rádio, Revista e Internet. Vejam abaixo como o uso de diversas mídias tem um impacto muito mais significante. É um pouco óbvio, visto que sua marca estará em mais lugares, mas o que me impressiona é que apenas o uso da TV não tem tanto impacto.

https://novaeradomarketing.files.wordpress.com/2009/08/grafico.jpg

Se quiserem baixar esse caso clique aqui.

Assim eu acredito que os futuros profissionais de mídia terão um belo trabalho pela frente. Os planos terão que integrar diversos meios

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A revolução já começou… Internet matará a televisão

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