A imersão como ferramenta de comunicação

abril 23, 2009 at 3:05 pm Deixe um comentário

O mundo corporativo observa o crescimento do uso dos meios digitais para comunicar o consumidor, mas muitos não sabem como fazer isso. Desse modo quando utilizam a internet no seu mix de comunicação não conseguem entender a sua função e acabam reproduzindo hotsites vazios de informações e pouco relevantes. Quantos sites vocês conhecem que fazem o cliente voltar e interagir mais em um ambiente da marca? Poucos né?

Mas o erro já começa ai, quem disse que temos que usar sites para comunicar? Você sabe quais ferramentas estão disponíveis nos meios digitais? E qual a função de cada uma? Pensando agora de cabeça consigo enumerar 7 ferramentas, e você? Não se desespere se não conseguir isso é mais do que normal, trabalho em uma agência que tem como corebusiness o uso do meio digital e o que eu mais vejo são empresas que querem utilizá-los mas não sabem nem como pedir pois não entendem sua função. Vou mostrar um exemplo que achei sensacional.

Você já ouviu falar de Twitter certamente (se não tudo bem clique aqui e entenda o que ele é) sua utilização explodiu em todo o mundo nos últimos meses. Só entre Janeiro e Fevereiro de 2009 houve um aumento de contas no Twitter de 87%, e mais de 90% dos utilizadores optam por tornar públicas as suas atualizações. As empresas estão se arriscando através dessa ferramenta mas não a exploram do modo mais correto. Em alguns horários do dia soltam 12 tweets com notícias que publicaram em seu site. Isso é um equivoco por 3 razões: 1) O consumidor está te seguindo porque deseja saber algo relevante e que agregue informação para ele 2)Qualquer pessoa fica brava de você lotar a página dela de recados 3) O twitter é uma ferramenta que por natureza não demanda que você gaste seu tempo lendo, não é a toa que cada tweet permita apenas 140 caracteres, ou seja o cliente não vai ler tudo que você colocou.

Agora um exemplo que achei muito bom é o Twitter feito para comunicar o novo filme do Exterminador do Futuro. A ação passa-se em 2018, num futuro pós-apocalíptico, onde John Connor (Christian Bale) é o homem que lidera a resistência dos humanos contra as máquinas, comandadas pela empresa Skynet.

A estréia nos está marcada para maio. Ao invés de ficar na mesmice e criar um hotsite (como todas as produtoras fazem) com trailers e informações rasas do filme a Warner Bros foi além. Criou um Twitter simulando a resistência dos humanos em 2018. E realmente ficou bom! Sigam e vejam: http://twitter.com/Resistance2018.

https://i1.wp.com/img110.imageshack.us/img110/8928/twitterterminator.jpg

O twitter do filme dá a sensação ao consumidor de ele estar em 2018 vendo os acontecimentos em tempo real. Mas não fica apenas nisso, o seguidor é convidado a se registrar no site http://www.resistance2018.com para auxiliar os humanos na resistência. E como ele faz isso? Simples no Twitter a resistência coloca informações criptografadas interceptadas da Skynet. São palavras embaralhadas, por exemplo, LKIL HJNO NONCOR, colocando elas em ordem correta seria KILL JOHN CONNOR. O usuário que “descodifica” e responde mais rápido para a resistência ganha pontos. No site através da pontuação o usuário vai subindo de escalão.

Viram a diferença de uma ação dessas para um hotsite? O usuário fica imerso no universo do filme. Eu mesmo sou fã da série e já estou seguindo o twitter da resistência, não apenas para juntar pontos mas porque parece que eu estou vivendo a história ao lado de Jonh Connor. O twitter aparece atualizações como “Machines temporarily disabled in northern quadrant” e “Wounded incoming from Sector 2” dando a sensação de que a guerra está realmente acontecendo.

E sua empresa como poderia utilizar os meios digitais? Será que sua marca traz relevância ao usuário?

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