O que é uma marca?

abril 22, 2009 at 6:20 pm Deixe um comentário

Quando estava cursando a faculdade lembro que em muitas aulas tínhamos dificuldade de entender o que era uma marca, o que compunha ela e como mensurá-la. Hoje trabalhando com publicidade vejo que muitas empresas ainda não têm consciência do que é uma marca e como ela deve ser tratada.

A maior dificuldade não apenas para leigos mas também para profissionais de marketing é entender que marca é algo abstrato. A marca está muito mais ligada ao consumidor do que a empresa, isso porque ela é o que os clientes percebem. Confuso? Sim, muito confuso por isso que devemos ter muito cuidado ao tratar do assunto. Uma marca só consegue ser forte quando o que os clientes apontam como suas características está alinhado com o que a empresa comunica do produto/serviço. Para isso a experiência de uso deve condizer com a comunicação da marca.

Por exemplo, a Harley Davidson se nós formos a campo fazer uma pesquisa sobre a marca certamente escutaremos as palavras tradição, tribo, moto, estilo de vida etc. Vejam um comercial da empresa abaixo.

Percebem como a percepção do consumidor está alinhada com a comunicação da empresa? Isso demonstra como uma marca é forte. Agora vejamos o exemplo da Gol, se nós formos a campo fazer uma pesquisa sobre a marca certamente escutaremos as palavras atrasos, burocracia, preço baixo, etc. Vejam um comercial da empresa abaixo.

Percebem que a comunicação não condiz com a realidade vivida pelo consumidor? Isso tira o foco na percepção da marca. Apesar do comercial da Gol ter uma mensagem institucional de democratização do transporte aéreo essa comunicação é “quebrada” no momento em que o cliente vai usar o serviço.

Ou seja, não tem desculpa, se você quer ter uma marca forte a percepção do consumidor tem que estar alinhado ao que sua empresa consegue entregar. Prometa apenas aquilo que você consegue gerar de valor ao seu consumidor. Mas o mais importante é se destacar sempre encantando e saindo da mesmice. Deixo aqui uma apresentação baseada no livro “Brand Gap” que é muito didático no assunto construção e mensuração de marcas.

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A imersão como ferramenta de comunicação

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