Realidade aumentada e o Varejo

junho 16, 2009 at 8:48 pm Deixe um comentário

Muitas pessoas tem a sensação de que quando falamos de tecnologia, internet e outras funções digitais estamos falando de computador ou algum device de interação. Mas isso não é mais uma realidade, eu lembro que estava em uma entrevista com um cliente para definir a estratégia de presença digital de sua marca. Em um certo momento ele falou:

“O digital não vai mais existir”. Claro que eu fiquei muito desconfortável e até cheguei a elaborar mentalmente uma defesa em pró dos meios digitais. Mas logo em seguida ele me explicou o que quis dizer. Em um dado momento a tecnologia vai evoluir a ponto de capilarizar e penetrar no nosso cotidiano de modo que não iremos mais perceber que há uma tecnologia por trás.

Um exemplo que ele utilizou foi os e-mails que chegam por celular, nós não pensamos que o aparelho se conecta em uma rede e “puxa” os e-mails. As coisas simplismente acontecem. E dessa maneira nós não percebemos mais que a tecnologia está sendo utilizada.

Um uso muito interessante de tecnologia é o que a Lego fez para vender seus produtos em uma loja na Disney Orlando. Muitas vezes as crianças querem comprar um brinquedo mas não sabem qual levar, já que fica dificil para ela tangibilizar como ficará a estrutura do Lego montada. Desse modo eles utilizaram a tecnologia de Realidade Aumentada para mostrar como é o brinquedo funcionalmente. Vejam:

Muito bom não? Imagine se seu filho não ficaria louco para levar um Lego (e nós também claro, quem não gosta de Lego!?). Mas o ponto aqui é, quando essas crianaças crescerem isso vai ser comum e elas vão esperar muito mais do que isso. As empresas precisam começar a entender que ficar no comum não vai mudar nada. Claro que temos que pensar em custos e ROIs sobre esses investimentos. Mas será que vale a pena pagar milhões de reais em uma publicidade s qual essa geração já está abrindo mão ao invés de ser diferente?

Entender a função de cada ação de comunicação da empresa é fundamental, mas se você quer continuar crescendo como empresa precisa se mexer. Poucas são as empresas que levaram ou levam a internet como um meio importante. Agora o que falta é entender que utilizar os meios digitais apenas no computador é muito ingênuo, há uma lista de iniciativas que podem ser consideradas. Ainda mais como a citada, pois ela não apenas estimula a venda como gera Buzz sobre a marca. Eu mesmo estou aqui escrevendo um texto sobre a marca Lego, e você está lendo.

E você o que faz para sua marca se destacar no meio disso tudo?

Entry filed under: Comunicação, Digital. Tags: , , , .

Nova classificação sócio-economica brasileira Você ainda não acredita nos games como publicidade?

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias